MSX... um pouco de sua história.

Por: Andre M. Delavy - ZILOGIC MSX Club



  Tudo começou em 1983, quando  a disputa  pelo mercado de microcomputadores
havia se tornado um fenômeno  e o computador  iniciava seus primeiros passos
fora dos laboratórios de  pesquisa e das grandes  corporações para invadir o
cotidiano das pessoas. Na  época devido  a  esta  popularização  existiam no
mercado inúmeros tipos  de micros de 8 e 16  bits, que além de variados eram 
incompatíveis entre  si, até mesmo com os de  sua própria linha. Nesta época
reinavam  absolutos  os  padrões como  Sinclair  (Inglaterra),  Apple (EUA),
Comodore  (Canada/Europa)  e  Atari (EUA), quem  não  se lembra  dos antigos
ZX-Spectrum (que  no  Brasil  popularizou o TK85  e  posteriormente  o  mais
famoso da linha o  TK90x), Apple II, Comodore  64  entre outros; nesta época
também começavam  a se afirmar os primeiros  passos da gigantesca  IBM neste
setor  com  o  seu micro  pessoal de 16bits  o  PC-XT  (que  nada  tinha  de 
pessoal,  pois além de muito caro, tinha o titulo  de "16bits" que conseguiu
ofuscar  muitos consumidores, que acabaram por comprar gato por lebre...).

  Foi quando  uma das mais  promissoras  empresas  de software  da  época  a
Microsoft,  resolveu juntar as tecnologias  existentes em outros países para
desenvolver o  que seria uma máquina  padrão  para toda  uma  geração, sendo
portanto 100%  compatível em software  e hardware, mesmo sendo  fabricada em
qualquer  lugar  do  mundo. Assim  nasceu  o MSX - que  significa "MicroSoft
eXtend"; muitas  empresas se aventuraram  e  cresceram investindo neste mega
projeto como: A  SONY,  PANASONIC,   MATSUSHITA,  SANYO, PHILIPS,  NATIONAL,
PIONEER, YAMAHA, TOSHIBA e muitas  outras (no  total de 40 grandes empresas)
Sendo então encabeçadas pela Microsoft  (EUA) e  a ASCII corporation (JAPÃO)
Apesar do projeto ter a virtude de ser o  melhor  micro pessoal de 8 bits da
época, o projeto não fez o  sucesso  esperado;  logo  de início  nos Estados
Unidos  o  mercado  disputado  pela   Apple  e  Commodore  acabava  por  fim 
aceitando  o IBM-PC como padrão  para micro pessoal, que contava com uma boa
jogada  de  markenting  e o  apoio  da  crescente Microsoft que  acabava por
deixar  em segundo plano seu  ambicioso projeto.


  Na Inglaterra e parte da Europa  o domínio era nitidamente do ZX-Spectrum,
mas em outras países como   Espanha, França,  Alemanha,  Itália,  Portugal e
principalmente a Holanda  tinham  uma  boa aceitação  do novo  padrão. Mas o
sucesso  se  concretizou  na sua  pátria  idealizadora: O Japão - Onde o MSX
conseguiu se tornar o micro mais  vendido  no  País; este  incrível  sucesso 
para uma tecnologia tão recente  fez surgir rapidamente uma segunda versão.

MSX da Yamaha Um MSX da YAMAHA


 O MSX 2 

   Em 1985 foi lançado  o tão  esperado  MSX-2,  que  contava  com  diversas 
melhorias na arquitetura de video. A Microsoft, ASCII corporation e a YAMAHA
juntas produziram o  novo  processador de  vídeo para o  MSX-2 o  V9938, que
fazia coisas  que  só as  estações  gráficas  da  época  podiam  fazer  como
digitalizar, fazer superimpose, detectar mouse  e lightpen; sua  memória  de
video antes limitada aos 16kbytes saltou para 128kbytes a  resolução que era
de 256x192 dobrava para 512x424 (no modo  entrelaçado)  e o numero  de cores
que se limitava a 16 passou para 256 em alta  resolução (SCREEN 8), e  ainda
tinham comandos internos ultra rápidos que aceleravam qualquer processamento
na tela. o  seu  BASIC interno ganhou  vários outros  comandos que  tornou a
linguagem BASIC do MSX uma das mais completas do mundo.
 
   Ainda em dezembro deste  mesmo ano foram  lançados no Brasil os primeiros 
modelos de  MSX (MSX1  ainda - Maldita reserva  de  mercado!). O  Expert  da 
Gradiente e o Hot-Bit da Sharp; foram eles que popularizaram o MSX no Brasil 
que chegaram a incrível marca de 400.000 máquinas vendidas !

O Sucesso do MSX foi mundialmente reconhecido  e com êxito  alcançou  outros
países  como  a Korea, União  Soviética, Israel  que  desenvolveram  as suas
própias máquinas MSX; foi nesta época (de 1983 a  1988) que o MSX  atingiu a 
incrível soma de 2.000.000 de máquinas espalhadas  pelo mundo ! esta foi sem
dúvida a grande época de  ouro do MSX com o  merecido título de melhor micro
de 8 bits do mundo !



 O MSX 2+ 

   Em 1989 um novo modelo entrava para a história  do MSX; foi então lançado
no Japão o MSX 2+, que contava  com incríveis  melhorias no  padrão; um novo
processador de  vídeo da  Yamaha foi  introduzido - o  V9958, que  chegava a
gerar 19268 cores simultâneas ! (SCREEN 12) e  recursos  para  sincronização
externa  como  digitalização  e superimpose; a  memória, antes  limitada aos
64kbytes foi expandida para 256 kbytes em memory mapper,o que possibilitaria
com  este  novo  método, a  expansão  de  até 4  megabytes  de  RAM !  foram
acrescentadas também outras novidades na capacidade sonora do MSX, pois além
do PSG e seus 3 canais de som; foi adicionado o gerador FM (MSX-MUSIC) com 9
canais de 2 osciladores e seus 63 instrumentros pré-programdos  gravados  na
ROM do FM-BASIC (e mais um instrumento criado pelo usuário). hoje  o chip FM
do MSX-MUSIC é muito divulgado nos PC's podendo ser encotrado em placas como
a Sound Blaster.
MSX da Sanyo Um MSX 2+ da Sanyo

Apesar de todas estas características o sucesso  não aconteceu, a  Microsoft
já era então uma gigante no ramo de software para PC's e havia cedido  todos
seus direitos para a ASCII corporation do Japão. A fabricação  do MSX 2+ foi
feita apenas  no  Japão  pela  Sony, Panasonic  e Sanyo; mesmo  assim  até o
primeiro semestre de 1990  o MSX  alcançou a  incrível meta de  4.000.000 de
máquinas vendidas !

Não se pode também  deixar  de citar  a grande  quantidade de  periféricos e 
importantes programas que  acompanharam a  história do  MSX como  o MSXDOS 2 
lançado no final de 1988  para ser  usado com  a memory  mapper que  além de 
suporte ao Hard Disk trazia inúmeras melhorias como o drive  virtual, e  uma 
estrutura que assemelha-se muito ao  DOS 3.3 do  PC lançado  na mesma época.
Também foram produzidos interfaces RS232 para link de micro a micro, modens,
interfaces  para  Hard  Disk, um  outro  cartucho de som o  MSX-Audio (muito
popular na Europa pela  qualidade  superior  ao FM) ,  interfaces  MIDI,  um
excelente digitalizador da Sony, scanners, lightpens, Pad's digitalizadores,
vários mouses e  trackballs, impressoras  coloridas  e  até  pequenos  ROBÔs
controlados  pelo  MSX;  e  para  quem   programa  excelentes  pacotes   com
Compiladores BASIC,  Debugadores, Assemblers  e o  excelete MSX-C  da  ASCII
corporartion isso sem contar com a vasta  biblioteca de  programas CP/M  que
podem  ser usados no  MSX  (PASCAL, MODULA2,  FORTH, PROLOG  etc) . Em  suma
muitos e muitos softwares foram lançados  para o  MSX,  (inclusive  jogos, é
claro!) sendo estes em sua maioria japoneses.
 

 O MSX TURBO-R 

   Em 1990 aconteceu o último episódio (oficial)  da  saga MSX que trouxe um
inédito  avanço para o padrão; em outubro de 1990 foi lançado o  MSX Turbo-R
FSA1st que  praticamente era um  MSX 2+ mas com uma  grande diferença  a CPU
central não era mais o Z80 mas o veloz R800 que agora sim passaria  a ser de
16bits! todo seu poder concentrava-se na incrível  performace alcançada pelo
Turbo-R que em média é 10 vezes  mais rápido  que um MSX 2+ normal. mas isso
não era tudo, o Turbo-R vinha com mais um processador de som auxiliar  o PCM
(Pulse Code Modulator) para digitalizar (sampler) e reproduzir  sons com até
15.75 KHz  de  velocidade de  amostragem, e  ainda  com  sistema operacional
MSXDOS2 gravado em ROM internamente. O projeto do MSX Turbo-R foi totalmente 
desenvolvido pela ASCII que se manteve fiel ao MSX desde o início e como era
de se esperar a PANASONIC foi a única que  produziu o Turbo-R, que  alcançou
recorde de venda no japão; isto animou os produtores para uma segunda versão 
um pouco mais sofisticada e em dezembro  de 1991 foi  lançado o  MSX Turbo-R
FSA1gt que  além de ter  512kbytes  de RAM  tinha  uma  interface  MIDI para
conexão digital de instrumentos musicais e que controla até 32 canais de som
simultâneos ! e um software  interno  chamado  MSX-View um  tipo de  sistema 
operacional gráfico com vários programas  como editores  de texto,  editores 
gráficos, planilhas integradas, gerenciador de arquivos, tudo sendo acionado
por um  mouse (o  que hoje  popularizou-se  mais com o Windows  dos PC's). O
programa em si é bom, mas o grande inconveniente para nós é que quase todo o
sistema  é  escrito  em japonês  sendo este um  dos motivos para  o incrível
sucesso no Japão (apesar disso também pode-se usar os caracteres ocidentais)
MSX MSX Turbo R da Panasonic

O MSX hoje...

A história oficial do MSX tem espelhado-se muito no  Japão, embora  isto não 
seja totalmente verdade, nas outras partes do mundo em que  foi produzido, o
MSX acabou criando histórias, como na Holanda que, pode-se dizer seguramente
que é o país número 1 na produção de software e hardware para MSX hoje.
   Em 1993 quando a Panasonic resolveu suspender  sua produção  de Turbo-Rs, 
não pelas vendas,mas por estarem envolvidos com um novo projeto (o videogame
3DO)  acabou  chocando  a  comunidade MSX  mundial; fazendo  com que  muitos 
migrassem para outras máquinas, mas nesta época  já  existiam  vários grupos
organizados que produziam software  de muito boa  qualidade  para  o MSX,  e
ainda incontáveis usuários de MSX pelo mundo (principalmente na Europa  e no
Japão) na sua maioria estes incansáveis usuários não eram meros usuários  de
computador e sim jovens estudantes que sabiam explorar muito  bem a máquina, 
e não é dificil encontrar entre eles exímios programadores e engenheiros  em
eletrônica e hardware. Daí  surgiu uma nova fase, a  dos usuários  tomando a 
consiência de que são eles é que fazem o MSX, criaram-se  então  muitos mais 
grupos de usuários e de programadores que criam  programas de  exceletíssima
qualidade para o MSX, fazem feiras só de MSX onde demonstram e comercializam 
seus programas  e  equipamentos, se  reunem,  discutem, publicam  fanzines e
revistas,  se  organizam, trocam  programas; e  principalmente  criam    uma
razoável quantidade de Software e Hardware com uma qualidade profissional de 
fazer inveja a micros de 32 bits! Hoje o mundo MSX é  uma grande  comunidade
com milhares de usuários unidos espalhados pelos  quatro cantos do  planeta;
para nós programadores o MSX é mais do que um computador,se tornou um grande
desafio.

by A.M.D 1995


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